FUNDAMENTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
Leia atentamente ao texto que segue:
“O corpo é o lugar onde a existência humana acontece, o corpo vivo, que se relaciona com seus semelhantes (cuja comunhão forma o corpo social, o convívio), é o que chamamos de corporeidade. Ela nos liga a natureza e por seu intermédio somos animais, seres naturais. No entanto, a corporeidade pode fazer com que nos sintamos superiores à natureza, como se estivéssemos fora dela, ou como se ela fosse um objeto que pudéssemos usar a vontade”.
Gestão Organizacional e Educação Corporativa – UVB. Disponível em: <http://www.drb-assessoria.com.br/goec_aula06.pdf>. Acesso em 08 de Fev. 2017.
Com base no texto, assinale a alternativa que apresenta as dimensões humanas retratadas:
Ética e estética
Política e filosófica
Material e política
Racional e material
Corporal e natural
Baseando-se em seus estudos e no trecho do poema a seguir, responda a questão:
Uma parte de mim
Ferreira Gullar
É todo mundo
Outra parte é ninguém
Fundo sem fundo
Uma parte de mim
É multidão;
Outra parte de mim
Pesa, pondera;
Outra parte
Delira,
Uma parte de mim (...)
Marque a alternativa CORRETA:
Uma vez que é a teoria que guia a ação, a prática então é a mera aplicação da teoria.
O ser humano se desenvolve independentemente das situações de vida. Ele é sempre uma coisa só, não sofre influências culturais.
As aptidões humanas são transmitidas por hereditariedade biológica. As habilidades vão surgindo e desenrolando como se fossem um novelo. Assim o ser humano se apropria de sua cultura.
O ser humano é o ponto de partida para a construção do conhecimento, da formação de conceitos, da aprendizagem e do desenvolvimento da personalidade, numa atividade relacional constante da teoria e da prática, o que caracteriza a educação como cultura.
O ser humano é um ser individual e isolado. Ele é capaz de desenvolver-se partindo somente do seu potencial biológico.
Leia o texto, a seguir.
De acordo com BOCK (1998), “a única aptidão inata do homem é a aptidão para a formação de outras aptidões”. Essas outras aptidões serão formadas por meio do contato do homem com o mundo dos objetos e com os fenômenos da realidade objetiva. Isso faz do homem um ser sócio-histórico que se apropria do mundo e constrói a ciência, a arte, os instrumentos, a tecnologia, os conceitos e as ideias. Portanto, o homem precisa adquirir várias aptidões, aprender formas de satisfazer suas necessidades e apropriar-se daquilo que os seres humanos construíram no decorrer do seu desenvolvimento histórico. Desta forma, pode-se afirmar que “o homem aprende a ser homem”.
A partir dessas considerações, marque a alternativa CORRETA:
As aptidões humanas são transmitidas por hereditariedade biológica; elas vão se desenrolando e assim o homem se apropria de sua cultura.
O que a natureza dá ao ser humano quando ele nasce, basta, para garantir sua vida em sociedade.
O ser humano se desenvolve independentemente das situações de vida. Ele é sempre o mesmo, não sofre influências culturais.
O ser humano é um ser individual e isolado. Ele é capaz de desenvolver-se partindo somente do potencial biológico.
A concepção de ser humano sofre modificações e recebe diferentes conotações segundo os diferentes prismas culturais.
No Brasil, por volta dos anos de 1980, grandes autores começaram a pensar a educação como forma de transformação da sociedade, e propunham, para isso, uma forma de educação como política, como prática social, relacionada com a vida cotidiana dos principais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem: alunos e professores.
Com relação à educação política como prática social, pode-se afirmar que:
I) está vinculada à realidade vivida pelos alunos, demandando conhecimentos e ações: saber e fazer.
II) orienta o trabalho do professor no sentido de abranger a diversidade da realidade vivida por seus alunos, não ficando restrito apenas ao livro didático de estudos.
III) sugere a criação de espaços de diálogo, de participação e de formas para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico e educativo baseado nos princípios de cooperação.
IV) prevê a liberdade, igualdade, participação e justiça na construção de uma escola democrática e de uma sociedade mais justa e consciente.
São corretas as assertivas:
I e IV, apenas
II e III, apenas
I, II e III, apenas
I, II, III e IV
II, III e IV, apenas
Você estudou sobre a teoria Inatista. Considerando-a, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
De acordo com a Teoria Inatista:
I – O ambiente cultural em que a criança vive é fundamental para seu desenvolvimento.
II – A inteligência e as aptidões individuais são herdadas e já estão presentes desde o nascimento da criança.
III – Algumas pessoas são mais inteligentes que as outras em razão de sua herança genética.
IV – Para iniciar um processo de alfabetização, é necessário medir a prontidão das crianças, ou seja, deve-se aplicar um teste para verificar se a criança está pronta para aprender.
V – O professor é um sujeito ativo e pode promover o desenvolvimento de seus alunos, colocando-os em permanente interação uns com os outros e com aspectos de sua cultura.
VI – As crianças com dificuldades escolares herdaram de seus pais um grau menor de inteligência.
A sequência correta é:
F, V, V, F, F, V
F, V, V, V, V, F
V, V, V, F, F, F
F, V, V, V, V, V
F, V, V, V, F, V
Assinale a alternativa que apresenta a sentença que completa corretamente a lacuna da afirmação que segue:
A ________________________ é aquela que parte de uma análise crítica da sociedade, que considera as diferenças sociais e individuais dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, que seleciona os conteúdos com base na realidade do aluno, para que ele atinja um nível de consciência crítica da realidade a fim de transformá-la.
pedagogia progressista
pedagogia comportamentalista
pedagogia tradicional
pedagogia redentora
pedagogia liberal
Paradigma é a definição de um modelo ou padrões compartilhados que permitem a explicação de aspectos da realidade. É o consenso para explicar os acontecimentos, responder aos questionamentos da época e definir os modos de agir das pessoas. No campo da educação, a expressão mudança de paradigma tem sido usada com muita frequência para designar as mudanças ocorridas no modo de pensar tradicional em comparação com um novo modo de se conceber a ação educativa.
Marque, a seguir, a alternativa que corresponde ao paradigma educacional emergente.
O conhecimento é apresentado de forma fragmentada.
A avaliação é quantitativa e as notas funcionam como níveis de aquisição do patrimônio cultural.
O professor traz o conteúdo pronto e o aluno limita-se passivamente a escutá-lo.
A aprendizagem deve ser significativa, agradável, criativa, crítica e proporcionar ao educando a autonomia intelectual, social e cidadã.
A aprendizagem e o conhecimento visam a um resultado cumulativo por meio de transmissões de ideias e memorizações.
Victor Valla (1996) afirma que a nossa dificuldade de compreender o que os membros das chamadas classes subalternas estão nos dizendo, está relacionado mais com nossa postura do que com questões técnicas como, por exemplo, linguísticas. Refere-se à nossa dificuldade em aceitar que as pessoas “humildes, pobres, moradoras da periferia” são capazes de produzir conhecimento, são capazes de organizar e sistematizar pensamentos sobre a sociedade, e dessa forma, fazer uma interpretação que contribui para a avaliação que nós fazemos da mesma sociedade.
A partir do texto, é possível compreender que o autor traz a noção de que:
Ocorre, na fala das classe subalternas, uma tendência à não compreensão do conhecimento tido como científico.
Existe a tentativa da ciência, de tornar como conhecimento científico, o conhecimento popular.
Existe uma crise de interpretação do sujeito em relação ao objeto de conhecimento, que podem ser outros sujeitos, ou ainda, a própria realidade desses sujeitos.
Tem razão a comunidade científica, ao afirmar que a sociedade, em geral, não é produtora de conhecimento.
Ocorre, na verdade, a universalização do conhecimento, ou seja, o conhecimento científico não pode ser considerado como conhecimento válido.
O ser humano é possuidor de uma natureza biológica, que, em contato com o meio social, possibilita a ele aprender a agir, a estabelecer relações com os outros, adquirir cultura e incorporar os modos de ser de uma sociedade.
Essas construções do ser, como humano, foram possíveis, ao longo do tempo, a partir do momento em que:
O ser humano desenvolveu a linguagem escrita como forma de comunicação.
O ser humano sentiu a razão de viver.
O ser humano despertou sua consciência de estar e ser no mundo.
O ser humano percebeu a necessidade de estabelecer relações.
O ser humano descobriu sua capacidade de inventar o fogo.
“Os seres humanos têm uma enorme capacidade de inventar sobre todos os quadrantes da Terra uma variedade enorme de habitações e ensaiar no espaço sem ar e sem gravidade, as primeiras moradias fora da Terra”.
(BRANDÃO; ABREU-BERNARDES, 2010, p. 209).
A partir da análise do pequeno texto acima, é possível entender que:
I) O ser humano é a única espécie que transforma o mundo de maneira intencional, e a essa transformação dá-se o nome de cultura.
II) A cultura representa também o processo do trabalho e os produtos do trabalho, na transformação da natureza dada em um mundo intencionalmente criado.
III) O mais importante trabalho da cultura é aquele que os seres humanos realizam sobre eles mesmos.
IV) A cultura, criada pelo ser humano, depende dos símbolos, pois a comunicação humana é baseada na simbolização.
V) A comunicação, que permite a criação e a recriação da cultura, mantendo-a viva, seja por qual linguagem se dê, sempre exigirá interpretação.
São corretas as assertivas:
Ética e estética
Política e filosófica
Material e política
Racional e material
Corporal e natural
Baseando-se em seus estudos e no trecho do poema a seguir, responda a questão:
Uma parte de mim
Ferreira Gullar
É todo mundo
Outra parte é ninguém
Fundo sem fundo
Uma parte de mim
É multidão;
Outra parte de mim
Pesa, pondera;
Outra parte
Delira,
Uma parte de mim (...)
Marque a alternativa CORRETA:
Uma vez que é a teoria que guia a ação, a prática então é a mera aplicação da teoria.
O ser humano se desenvolve independentemente das situações de vida. Ele é sempre uma coisa só, não sofre influências culturais.
As aptidões humanas são transmitidas por hereditariedade biológica. As habilidades vão surgindo e desenrolando como se fossem um novelo. Assim o ser humano se apropria de sua cultura.
O ser humano é o ponto de partida para a construção do conhecimento, da formação de conceitos, da aprendizagem e do desenvolvimento da personalidade, numa atividade relacional constante da teoria e da prática, o que caracteriza a educação como cultura.
O ser humano é um ser individual e isolado. Ele é capaz de desenvolver-se partindo somente do seu potencial biológico.
Leia o texto, a seguir.
De acordo com BOCK (1998), “a única aptidão inata do homem é a aptidão para a formação de outras aptidões”. Essas outras aptidões serão formadas por meio do contato do homem com o mundo dos objetos e com os fenômenos da realidade objetiva. Isso faz do homem um ser sócio-histórico que se apropria do mundo e constrói a ciência, a arte, os instrumentos, a tecnologia, os conceitos e as ideias. Portanto, o homem precisa adquirir várias aptidões, aprender formas de satisfazer suas necessidades e apropriar-se daquilo que os seres humanos construíram no decorrer do seu desenvolvimento histórico. Desta forma, pode-se afirmar que “o homem aprende a ser homem”.
A partir dessas considerações, marque a alternativa CORRETA:
As aptidões humanas são transmitidas por hereditariedade biológica; elas vão se desenrolando e assim o homem se apropria de sua cultura.
O que a natureza dá ao ser humano quando ele nasce, basta, para garantir sua vida em sociedade.
O ser humano se desenvolve independentemente das situações de vida. Ele é sempre o mesmo, não sofre influências culturais.
O ser humano é um ser individual e isolado. Ele é capaz de desenvolver-se partindo somente do potencial biológico.
A concepção de ser humano sofre modificações e recebe diferentes conotações segundo os diferentes prismas culturais.
No Brasil, por volta dos anos de 1980, grandes autores começaram a pensar a educação como forma de transformação da sociedade, e propunham, para isso, uma forma de educação como política, como prática social, relacionada com a vida cotidiana dos principais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem: alunos e professores.
Com relação à educação política como prática social, pode-se afirmar que:
I) está vinculada à realidade vivida pelos alunos, demandando conhecimentos e ações: saber e fazer.
II) orienta o trabalho do professor no sentido de abranger a diversidade da realidade vivida por seus alunos, não ficando restrito apenas ao livro didático de estudos.
III) sugere a criação de espaços de diálogo, de participação e de formas para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico e educativo baseado nos princípios de cooperação.
IV) prevê a liberdade, igualdade, participação e justiça na construção de uma escola democrática e de uma sociedade mais justa e consciente.
São corretas as assertivas:
I e IV, apenas
II e III, apenas
I, II e III, apenas
I, II, III e IV
II, III e IV, apenas
Você estudou sobre a teoria Inatista. Considerando-a, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
De acordo com a Teoria Inatista:
I – O ambiente cultural em que a criança vive é fundamental para seu desenvolvimento.
II – A inteligência e as aptidões individuais são herdadas e já estão presentes desde o nascimento da criança.
III – Algumas pessoas são mais inteligentes que as outras em razão de sua herança genética.
IV – Para iniciar um processo de alfabetização, é necessário medir a prontidão das crianças, ou seja, deve-se aplicar um teste para verificar se a criança está pronta para aprender.
V – O professor é um sujeito ativo e pode promover o desenvolvimento de seus alunos, colocando-os em permanente interação uns com os outros e com aspectos de sua cultura.
VI – As crianças com dificuldades escolares herdaram de seus pais um grau menor de inteligência.
A sequência correta é:
F, V, V, F, F, V
F, V, V, V, V, F
V, V, V, F, F, F
F, V, V, V, V, V
F, V, V, V, F, V
Assinale a alternativa que apresenta a sentença que completa corretamente a lacuna da afirmação que segue:
A ________________________ é aquela que parte de uma análise crítica da sociedade, que considera as diferenças sociais e individuais dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, que seleciona os conteúdos com base na realidade do aluno, para que ele atinja um nível de consciência crítica da realidade a fim de transformá-la.
pedagogia progressista
pedagogia comportamentalista
pedagogia tradicional
pedagogia redentora
pedagogia liberal
Paradigma é a definição de um modelo ou padrões compartilhados que permitem a explicação de aspectos da realidade. É o consenso para explicar os acontecimentos, responder aos questionamentos da época e definir os modos de agir das pessoas. No campo da educação, a expressão mudança de paradigma tem sido usada com muita frequência para designar as mudanças ocorridas no modo de pensar tradicional em comparação com um novo modo de se conceber a ação educativa.
Marque, a seguir, a alternativa que corresponde ao paradigma educacional emergente.
O conhecimento é apresentado de forma fragmentada.
A avaliação é quantitativa e as notas funcionam como níveis de aquisição do patrimônio cultural.
O professor traz o conteúdo pronto e o aluno limita-se passivamente a escutá-lo.
A aprendizagem deve ser significativa, agradável, criativa, crítica e proporcionar ao educando a autonomia intelectual, social e cidadã.
A aprendizagem e o conhecimento visam a um resultado cumulativo por meio de transmissões de ideias e memorizações.
Victor Valla (1996) afirma que a nossa dificuldade de compreender o que os membros das chamadas classes subalternas estão nos dizendo, está relacionado mais com nossa postura do que com questões técnicas como, por exemplo, linguísticas. Refere-se à nossa dificuldade em aceitar que as pessoas “humildes, pobres, moradoras da periferia” são capazes de produzir conhecimento, são capazes de organizar e sistematizar pensamentos sobre a sociedade, e dessa forma, fazer uma interpretação que contribui para a avaliação que nós fazemos da mesma sociedade.
A partir do texto, é possível compreender que o autor traz a noção de que:
Ocorre, na fala das classe subalternas, uma tendência à não compreensão do conhecimento tido como científico.
Existe a tentativa da ciência, de tornar como conhecimento científico, o conhecimento popular.
Existe uma crise de interpretação do sujeito em relação ao objeto de conhecimento, que podem ser outros sujeitos, ou ainda, a própria realidade desses sujeitos.
Tem razão a comunidade científica, ao afirmar que a sociedade, em geral, não é produtora de conhecimento.
Ocorre, na verdade, a universalização do conhecimento, ou seja, o conhecimento científico não pode ser considerado como conhecimento válido.
O ser humano é possuidor de uma natureza biológica, que, em contato com o meio social, possibilita a ele aprender a agir, a estabelecer relações com os outros, adquirir cultura e incorporar os modos de ser de uma sociedade.
Essas construções do ser, como humano, foram possíveis, ao longo do tempo, a partir do momento em que:
O ser humano desenvolveu a linguagem escrita como forma de comunicação.
O ser humano sentiu a razão de viver.
O ser humano despertou sua consciência de estar e ser no mundo.
O ser humano percebeu a necessidade de estabelecer relações.
O ser humano descobriu sua capacidade de inventar o fogo.
“Os seres humanos têm uma enorme capacidade de inventar sobre todos os quadrantes da Terra uma variedade enorme de habitações e ensaiar no espaço sem ar e sem gravidade, as primeiras moradias fora da Terra”.
(BRANDÃO; ABREU-BERNARDES, 2010, p. 209).
A partir da análise do pequeno texto acima, é possível entender que:
I) O ser humano é a única espécie que transforma o mundo de maneira intencional, e a essa transformação dá-se o nome de cultura.
II) A cultura representa também o processo do trabalho e os produtos do trabalho, na transformação da natureza dada em um mundo intencionalmente criado.
III) O mais importante trabalho da cultura é aquele que os seres humanos realizam sobre eles mesmos.
IV) A cultura, criada pelo ser humano, depende dos símbolos, pois a comunicação humana é baseada na simbolização.
V) A comunicação, que permite a criação e a recriação da cultura, mantendo-a viva, seja por qual linguagem se dê, sempre exigirá interpretação.
São corretas as assertivas:
Uma vez que é a teoria que guia a ação, a prática então é a mera aplicação da teoria.
O ser humano se desenvolve independentemente das situações de vida. Ele é sempre uma coisa só, não sofre influências culturais.
As aptidões humanas são transmitidas por hereditariedade biológica. As habilidades vão surgindo e desenrolando como se fossem um novelo. Assim o ser humano se apropria de sua cultura.
O ser humano é o ponto de partida para a construção do conhecimento, da formação de conceitos, da aprendizagem e do desenvolvimento da personalidade, numa atividade relacional constante da teoria e da prática, o que caracteriza a educação como cultura.
O ser humano é um ser individual e isolado. Ele é capaz de desenvolver-se partindo somente do seu potencial biológico.
Leia o texto, a seguir.
De acordo com BOCK (1998), “a única aptidão inata do homem é a aptidão para a formação de outras aptidões”. Essas outras aptidões serão formadas por meio do contato do homem com o mundo dos objetos e com os fenômenos da realidade objetiva. Isso faz do homem um ser sócio-histórico que se apropria do mundo e constrói a ciência, a arte, os instrumentos, a tecnologia, os conceitos e as ideias. Portanto, o homem precisa adquirir várias aptidões, aprender formas de satisfazer suas necessidades e apropriar-se daquilo que os seres humanos construíram no decorrer do seu desenvolvimento histórico. Desta forma, pode-se afirmar que “o homem aprende a ser homem”.
A partir dessas considerações, marque a alternativa CORRETA:
As aptidões humanas são transmitidas por hereditariedade biológica; elas vão se desenrolando e assim o homem se apropria de sua cultura.
O que a natureza dá ao ser humano quando ele nasce, basta, para garantir sua vida em sociedade.
O ser humano se desenvolve independentemente das situações de vida. Ele é sempre o mesmo, não sofre influências culturais.
O ser humano é um ser individual e isolado. Ele é capaz de desenvolver-se partindo somente do potencial biológico.
A concepção de ser humano sofre modificações e recebe diferentes conotações segundo os diferentes prismas culturais.
No Brasil, por volta dos anos de 1980, grandes autores começaram a pensar a educação como forma de transformação da sociedade, e propunham, para isso, uma forma de educação como política, como prática social, relacionada com a vida cotidiana dos principais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem: alunos e professores.
Com relação à educação política como prática social, pode-se afirmar que:
I) está vinculada à realidade vivida pelos alunos, demandando conhecimentos e ações: saber e fazer.
II) orienta o trabalho do professor no sentido de abranger a diversidade da realidade vivida por seus alunos, não ficando restrito apenas ao livro didático de estudos.
III) sugere a criação de espaços de diálogo, de participação e de formas para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico e educativo baseado nos princípios de cooperação.
IV) prevê a liberdade, igualdade, participação e justiça na construção de uma escola democrática e de uma sociedade mais justa e consciente.
São corretas as assertivas:
I e IV, apenas
II e III, apenas
I, II e III, apenas
I, II, III e IV
II, III e IV, apenas
Você estudou sobre a teoria Inatista. Considerando-a, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
De acordo com a Teoria Inatista:
I – O ambiente cultural em que a criança vive é fundamental para seu desenvolvimento.
II – A inteligência e as aptidões individuais são herdadas e já estão presentes desde o nascimento da criança.
III – Algumas pessoas são mais inteligentes que as outras em razão de sua herança genética.
IV – Para iniciar um processo de alfabetização, é necessário medir a prontidão das crianças, ou seja, deve-se aplicar um teste para verificar se a criança está pronta para aprender.
V – O professor é um sujeito ativo e pode promover o desenvolvimento de seus alunos, colocando-os em permanente interação uns com os outros e com aspectos de sua cultura.
VI – As crianças com dificuldades escolares herdaram de seus pais um grau menor de inteligência.
A sequência correta é:
F, V, V, F, F, V
F, V, V, V, V, F
V, V, V, F, F, F
F, V, V, V, V, V
F, V, V, V, F, V
Assinale a alternativa que apresenta a sentença que completa corretamente a lacuna da afirmação que segue:
A ________________________ é aquela que parte de uma análise crítica da sociedade, que considera as diferenças sociais e individuais dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, que seleciona os conteúdos com base na realidade do aluno, para que ele atinja um nível de consciência crítica da realidade a fim de transformá-la.
pedagogia progressista
pedagogia comportamentalista
pedagogia tradicional
pedagogia redentora
pedagogia liberal
Paradigma é a definição de um modelo ou padrões compartilhados que permitem a explicação de aspectos da realidade. É o consenso para explicar os acontecimentos, responder aos questionamentos da época e definir os modos de agir das pessoas. No campo da educação, a expressão mudança de paradigma tem sido usada com muita frequência para designar as mudanças ocorridas no modo de pensar tradicional em comparação com um novo modo de se conceber a ação educativa.
Marque, a seguir, a alternativa que corresponde ao paradigma educacional emergente.
O conhecimento é apresentado de forma fragmentada.
A avaliação é quantitativa e as notas funcionam como níveis de aquisição do patrimônio cultural.
O professor traz o conteúdo pronto e o aluno limita-se passivamente a escutá-lo.
A aprendizagem deve ser significativa, agradável, criativa, crítica e proporcionar ao educando a autonomia intelectual, social e cidadã.
A aprendizagem e o conhecimento visam a um resultado cumulativo por meio de transmissões de ideias e memorizações.
Victor Valla (1996) afirma que a nossa dificuldade de compreender o que os membros das chamadas classes subalternas estão nos dizendo, está relacionado mais com nossa postura do que com questões técnicas como, por exemplo, linguísticas. Refere-se à nossa dificuldade em aceitar que as pessoas “humildes, pobres, moradoras da periferia” são capazes de produzir conhecimento, são capazes de organizar e sistematizar pensamentos sobre a sociedade, e dessa forma, fazer uma interpretação que contribui para a avaliação que nós fazemos da mesma sociedade.
A partir do texto, é possível compreender que o autor traz a noção de que:
Ocorre, na fala das classe subalternas, uma tendência à não compreensão do conhecimento tido como científico.
Existe a tentativa da ciência, de tornar como conhecimento científico, o conhecimento popular.
Existe uma crise de interpretação do sujeito em relação ao objeto de conhecimento, que podem ser outros sujeitos, ou ainda, a própria realidade desses sujeitos.
Tem razão a comunidade científica, ao afirmar que a sociedade, em geral, não é produtora de conhecimento.
Ocorre, na verdade, a universalização do conhecimento, ou seja, o conhecimento científico não pode ser considerado como conhecimento válido.
O ser humano é possuidor de uma natureza biológica, que, em contato com o meio social, possibilita a ele aprender a agir, a estabelecer relações com os outros, adquirir cultura e incorporar os modos de ser de uma sociedade.
Essas construções do ser, como humano, foram possíveis, ao longo do tempo, a partir do momento em que:
O ser humano desenvolveu a linguagem escrita como forma de comunicação.
O ser humano sentiu a razão de viver.
O ser humano despertou sua consciência de estar e ser no mundo.
O ser humano percebeu a necessidade de estabelecer relações.
O ser humano descobriu sua capacidade de inventar o fogo.
“Os seres humanos têm uma enorme capacidade de inventar sobre todos os quadrantes da Terra uma variedade enorme de habitações e ensaiar no espaço sem ar e sem gravidade, as primeiras moradias fora da Terra”.
(BRANDÃO; ABREU-BERNARDES, 2010, p. 209).
A partir da análise do pequeno texto acima, é possível entender que:
I) O ser humano é a única espécie que transforma o mundo de maneira intencional, e a essa transformação dá-se o nome de cultura.
II) A cultura representa também o processo do trabalho e os produtos do trabalho, na transformação da natureza dada em um mundo intencionalmente criado.
III) O mais importante trabalho da cultura é aquele que os seres humanos realizam sobre eles mesmos.
IV) A cultura, criada pelo ser humano, depende dos símbolos, pois a comunicação humana é baseada na simbolização.
V) A comunicação, que permite a criação e a recriação da cultura, mantendo-a viva, seja por qual linguagem se dê, sempre exigirá interpretação.
São corretas as assertivas:
As aptidões humanas são transmitidas por hereditariedade biológica; elas vão se desenrolando e assim o homem se apropria de sua cultura.
O que a natureza dá ao ser humano quando ele nasce, basta, para garantir sua vida em sociedade.
O ser humano se desenvolve independentemente das situações de vida. Ele é sempre o mesmo, não sofre influências culturais.
O ser humano é um ser individual e isolado. Ele é capaz de desenvolver-se partindo somente do potencial biológico.
A concepção de ser humano sofre modificações e recebe diferentes conotações segundo os diferentes prismas culturais.
No Brasil, por volta dos anos de 1980, grandes autores começaram a pensar a educação como forma de transformação da sociedade, e propunham, para isso, uma forma de educação como política, como prática social, relacionada com a vida cotidiana dos principais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem: alunos e professores.
Com relação à educação política como prática social, pode-se afirmar que:
I) está vinculada à realidade vivida pelos alunos, demandando conhecimentos e ações: saber e fazer.
II) orienta o trabalho do professor no sentido de abranger a diversidade da realidade vivida por seus alunos, não ficando restrito apenas ao livro didático de estudos.
III) sugere a criação de espaços de diálogo, de participação e de formas para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico e educativo baseado nos princípios de cooperação.
IV) prevê a liberdade, igualdade, participação e justiça na construção de uma escola democrática e de uma sociedade mais justa e consciente.
São corretas as assertivas:
I e IV, apenas
II e III, apenas
I, II e III, apenas
I, II, III e IV
II, III e IV, apenas
Você estudou sobre a teoria Inatista. Considerando-a, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
De acordo com a Teoria Inatista:
I – O ambiente cultural em que a criança vive é fundamental para seu desenvolvimento.
II – A inteligência e as aptidões individuais são herdadas e já estão presentes desde o nascimento da criança.
III – Algumas pessoas são mais inteligentes que as outras em razão de sua herança genética.
IV – Para iniciar um processo de alfabetização, é necessário medir a prontidão das crianças, ou seja, deve-se aplicar um teste para verificar se a criança está pronta para aprender.
V – O professor é um sujeito ativo e pode promover o desenvolvimento de seus alunos, colocando-os em permanente interação uns com os outros e com aspectos de sua cultura.
VI – As crianças com dificuldades escolares herdaram de seus pais um grau menor de inteligência.
A sequência correta é:
F, V, V, F, F, V
F, V, V, V, V, F
V, V, V, F, F, F
F, V, V, V, V, V
F, V, V, V, F, V
Assinale a alternativa que apresenta a sentença que completa corretamente a lacuna da afirmação que segue:
A ________________________ é aquela que parte de uma análise crítica da sociedade, que considera as diferenças sociais e individuais dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, que seleciona os conteúdos com base na realidade do aluno, para que ele atinja um nível de consciência crítica da realidade a fim de transformá-la.
pedagogia progressista
pedagogia comportamentalista
pedagogia tradicional
pedagogia redentora
pedagogia liberal
Paradigma é a definição de um modelo ou padrões compartilhados que permitem a explicação de aspectos da realidade. É o consenso para explicar os acontecimentos, responder aos questionamentos da época e definir os modos de agir das pessoas. No campo da educação, a expressão mudança de paradigma tem sido usada com muita frequência para designar as mudanças ocorridas no modo de pensar tradicional em comparação com um novo modo de se conceber a ação educativa.
Marque, a seguir, a alternativa que corresponde ao paradigma educacional emergente.
O conhecimento é apresentado de forma fragmentada.
A avaliação é quantitativa e as notas funcionam como níveis de aquisição do patrimônio cultural.
O professor traz o conteúdo pronto e o aluno limita-se passivamente a escutá-lo.
A aprendizagem deve ser significativa, agradável, criativa, crítica e proporcionar ao educando a autonomia intelectual, social e cidadã.
A aprendizagem e o conhecimento visam a um resultado cumulativo por meio de transmissões de ideias e memorizações.
Victor Valla (1996) afirma que a nossa dificuldade de compreender o que os membros das chamadas classes subalternas estão nos dizendo, está relacionado mais com nossa postura do que com questões técnicas como, por exemplo, linguísticas. Refere-se à nossa dificuldade em aceitar que as pessoas “humildes, pobres, moradoras da periferia” são capazes de produzir conhecimento, são capazes de organizar e sistematizar pensamentos sobre a sociedade, e dessa forma, fazer uma interpretação que contribui para a avaliação que nós fazemos da mesma sociedade.
A partir do texto, é possível compreender que o autor traz a noção de que:
Ocorre, na fala das classe subalternas, uma tendência à não compreensão do conhecimento tido como científico.
Existe a tentativa da ciência, de tornar como conhecimento científico, o conhecimento popular.
Existe uma crise de interpretação do sujeito em relação ao objeto de conhecimento, que podem ser outros sujeitos, ou ainda, a própria realidade desses sujeitos.
Tem razão a comunidade científica, ao afirmar que a sociedade, em geral, não é produtora de conhecimento.
Ocorre, na verdade, a universalização do conhecimento, ou seja, o conhecimento científico não pode ser considerado como conhecimento válido.
O ser humano é possuidor de uma natureza biológica, que, em contato com o meio social, possibilita a ele aprender a agir, a estabelecer relações com os outros, adquirir cultura e incorporar os modos de ser de uma sociedade.
Essas construções do ser, como humano, foram possíveis, ao longo do tempo, a partir do momento em que:
O ser humano desenvolveu a linguagem escrita como forma de comunicação.
O ser humano sentiu a razão de viver.
O ser humano despertou sua consciência de estar e ser no mundo.
O ser humano percebeu a necessidade de estabelecer relações.
O ser humano descobriu sua capacidade de inventar o fogo.
“Os seres humanos têm uma enorme capacidade de inventar sobre todos os quadrantes da Terra uma variedade enorme de habitações e ensaiar no espaço sem ar e sem gravidade, as primeiras moradias fora da Terra”.
(BRANDÃO; ABREU-BERNARDES, 2010, p. 209).
A partir da análise do pequeno texto acima, é possível entender que:
I) O ser humano é a única espécie que transforma o mundo de maneira intencional, e a essa transformação dá-se o nome de cultura.
II) A cultura representa também o processo do trabalho e os produtos do trabalho, na transformação da natureza dada em um mundo intencionalmente criado.
III) O mais importante trabalho da cultura é aquele que os seres humanos realizam sobre eles mesmos.
IV) A cultura, criada pelo ser humano, depende dos símbolos, pois a comunicação humana é baseada na simbolização.
V) A comunicação, que permite a criação e a recriação da cultura, mantendo-a viva, seja por qual linguagem se dê, sempre exigirá interpretação.
São corretas as assertivas:
I e IV, apenas
II e III, apenas
I, II e III, apenas
I, II, III e IV
II, III e IV, apenas
Você estudou sobre a teoria Inatista. Considerando-a, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
De acordo com a Teoria Inatista:
I – O ambiente cultural em que a criança vive é fundamental para seu desenvolvimento.
II – A inteligência e as aptidões individuais são herdadas e já estão presentes desde o nascimento da criança.
III – Algumas pessoas são mais inteligentes que as outras em razão de sua herança genética.
IV – Para iniciar um processo de alfabetização, é necessário medir a prontidão das crianças, ou seja, deve-se aplicar um teste para verificar se a criança está pronta para aprender.
V – O professor é um sujeito ativo e pode promover o desenvolvimento de seus alunos, colocando-os em permanente interação uns com os outros e com aspectos de sua cultura.
VI – As crianças com dificuldades escolares herdaram de seus pais um grau menor de inteligência.
A sequência correta é:
F, V, V, F, F, V
F, V, V, V, V, F
V, V, V, F, F, F
F, V, V, V, V, V
F, V, V, V, F, V
Assinale a alternativa que apresenta a sentença que completa corretamente a lacuna da afirmação que segue:
A ________________________ é aquela que parte de uma análise crítica da sociedade, que considera as diferenças sociais e individuais dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, que seleciona os conteúdos com base na realidade do aluno, para que ele atinja um nível de consciência crítica da realidade a fim de transformá-la.
pedagogia progressista
pedagogia comportamentalista
pedagogia tradicional
pedagogia redentora
pedagogia liberal
Paradigma é a definição de um modelo ou padrões compartilhados que permitem a explicação de aspectos da realidade. É o consenso para explicar os acontecimentos, responder aos questionamentos da época e definir os modos de agir das pessoas. No campo da educação, a expressão mudança de paradigma tem sido usada com muita frequência para designar as mudanças ocorridas no modo de pensar tradicional em comparação com um novo modo de se conceber a ação educativa.
Marque, a seguir, a alternativa que corresponde ao paradigma educacional emergente.
O conhecimento é apresentado de forma fragmentada.
A avaliação é quantitativa e as notas funcionam como níveis de aquisição do patrimônio cultural.
O professor traz o conteúdo pronto e o aluno limita-se passivamente a escutá-lo.
A aprendizagem deve ser significativa, agradável, criativa, crítica e proporcionar ao educando a autonomia intelectual, social e cidadã.
A aprendizagem e o conhecimento visam a um resultado cumulativo por meio de transmissões de ideias e memorizações.
Victor Valla (1996) afirma que a nossa dificuldade de compreender o que os membros das chamadas classes subalternas estão nos dizendo, está relacionado mais com nossa postura do que com questões técnicas como, por exemplo, linguísticas. Refere-se à nossa dificuldade em aceitar que as pessoas “humildes, pobres, moradoras da periferia” são capazes de produzir conhecimento, são capazes de organizar e sistematizar pensamentos sobre a sociedade, e dessa forma, fazer uma interpretação que contribui para a avaliação que nós fazemos da mesma sociedade.
A partir do texto, é possível compreender que o autor traz a noção de que:
Ocorre, na fala das classe subalternas, uma tendência à não compreensão do conhecimento tido como científico.
Existe a tentativa da ciência, de tornar como conhecimento científico, o conhecimento popular.
Existe uma crise de interpretação do sujeito em relação ao objeto de conhecimento, que podem ser outros sujeitos, ou ainda, a própria realidade desses sujeitos.
Tem razão a comunidade científica, ao afirmar que a sociedade, em geral, não é produtora de conhecimento.
Ocorre, na verdade, a universalização do conhecimento, ou seja, o conhecimento científico não pode ser considerado como conhecimento válido.
O ser humano é possuidor de uma natureza biológica, que, em contato com o meio social, possibilita a ele aprender a agir, a estabelecer relações com os outros, adquirir cultura e incorporar os modos de ser de uma sociedade.
Essas construções do ser, como humano, foram possíveis, ao longo do tempo, a partir do momento em que:
O ser humano desenvolveu a linguagem escrita como forma de comunicação.
O ser humano sentiu a razão de viver.
O ser humano despertou sua consciência de estar e ser no mundo.
O ser humano percebeu a necessidade de estabelecer relações.
O ser humano descobriu sua capacidade de inventar o fogo.
“Os seres humanos têm uma enorme capacidade de inventar sobre todos os quadrantes da Terra uma variedade enorme de habitações e ensaiar no espaço sem ar e sem gravidade, as primeiras moradias fora da Terra”.
(BRANDÃO; ABREU-BERNARDES, 2010, p. 209).
A partir da análise do pequeno texto acima, é possível entender que:
I) O ser humano é a única espécie que transforma o mundo de maneira intencional, e a essa transformação dá-se o nome de cultura.
II) A cultura representa também o processo do trabalho e os produtos do trabalho, na transformação da natureza dada em um mundo intencionalmente criado.
III) O mais importante trabalho da cultura é aquele que os seres humanos realizam sobre eles mesmos.
IV) A cultura, criada pelo ser humano, depende dos símbolos, pois a comunicação humana é baseada na simbolização.
V) A comunicação, que permite a criação e a recriação da cultura, mantendo-a viva, seja por qual linguagem se dê, sempre exigirá interpretação.
São corretas as assertivas:
F, V, V, F, F, V
F, V, V, V, V, F
V, V, V, F, F, F
F, V, V, V, V, V
F, V, V, V, F, V
Assinale a alternativa que apresenta a sentença que completa corretamente a lacuna da afirmação que segue:
A ________________________ é aquela que parte de uma análise crítica da sociedade, que considera as diferenças sociais e individuais dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, que seleciona os conteúdos com base na realidade do aluno, para que ele atinja um nível de consciência crítica da realidade a fim de transformá-la.
pedagogia progressista
pedagogia comportamentalista
pedagogia tradicional
pedagogia redentora
pedagogia liberal
Paradigma é a definição de um modelo ou padrões compartilhados que permitem a explicação de aspectos da realidade. É o consenso para explicar os acontecimentos, responder aos questionamentos da época e definir os modos de agir das pessoas. No campo da educação, a expressão mudança de paradigma tem sido usada com muita frequência para designar as mudanças ocorridas no modo de pensar tradicional em comparação com um novo modo de se conceber a ação educativa.
Marque, a seguir, a alternativa que corresponde ao paradigma educacional emergente.
O conhecimento é apresentado de forma fragmentada.
A avaliação é quantitativa e as notas funcionam como níveis de aquisição do patrimônio cultural.
O professor traz o conteúdo pronto e o aluno limita-se passivamente a escutá-lo.
A aprendizagem deve ser significativa, agradável, criativa, crítica e proporcionar ao educando a autonomia intelectual, social e cidadã.
A aprendizagem e o conhecimento visam a um resultado cumulativo por meio de transmissões de ideias e memorizações.
Victor Valla (1996) afirma que a nossa dificuldade de compreender o que os membros das chamadas classes subalternas estão nos dizendo, está relacionado mais com nossa postura do que com questões técnicas como, por exemplo, linguísticas. Refere-se à nossa dificuldade em aceitar que as pessoas “humildes, pobres, moradoras da periferia” são capazes de produzir conhecimento, são capazes de organizar e sistematizar pensamentos sobre a sociedade, e dessa forma, fazer uma interpretação que contribui para a avaliação que nós fazemos da mesma sociedade.
A partir do texto, é possível compreender que o autor traz a noção de que:
Ocorre, na fala das classe subalternas, uma tendência à não compreensão do conhecimento tido como científico.
Existe a tentativa da ciência, de tornar como conhecimento científico, o conhecimento popular.
Existe uma crise de interpretação do sujeito em relação ao objeto de conhecimento, que podem ser outros sujeitos, ou ainda, a própria realidade desses sujeitos.
Tem razão a comunidade científica, ao afirmar que a sociedade, em geral, não é produtora de conhecimento.
Ocorre, na verdade, a universalização do conhecimento, ou seja, o conhecimento científico não pode ser considerado como conhecimento válido.
O ser humano é possuidor de uma natureza biológica, que, em contato com o meio social, possibilita a ele aprender a agir, a estabelecer relações com os outros, adquirir cultura e incorporar os modos de ser de uma sociedade.
Essas construções do ser, como humano, foram possíveis, ao longo do tempo, a partir do momento em que:
O ser humano desenvolveu a linguagem escrita como forma de comunicação.
O ser humano sentiu a razão de viver.
O ser humano despertou sua consciência de estar e ser no mundo.
O ser humano percebeu a necessidade de estabelecer relações.
O ser humano descobriu sua capacidade de inventar o fogo.
“Os seres humanos têm uma enorme capacidade de inventar sobre todos os quadrantes da Terra uma variedade enorme de habitações e ensaiar no espaço sem ar e sem gravidade, as primeiras moradias fora da Terra”.
(BRANDÃO; ABREU-BERNARDES, 2010, p. 209).
A partir da análise do pequeno texto acima, é possível entender que:
I) O ser humano é a única espécie que transforma o mundo de maneira intencional, e a essa transformação dá-se o nome de cultura.
II) A cultura representa também o processo do trabalho e os produtos do trabalho, na transformação da natureza dada em um mundo intencionalmente criado.
III) O mais importante trabalho da cultura é aquele que os seres humanos realizam sobre eles mesmos.
IV) A cultura, criada pelo ser humano, depende dos símbolos, pois a comunicação humana é baseada na simbolização.
V) A comunicação, que permite a criação e a recriação da cultura, mantendo-a viva, seja por qual linguagem se dê, sempre exigirá interpretação.
São corretas as assertivas:
pedagogia progressista
pedagogia comportamentalista
pedagogia tradicional
pedagogia redentora
pedagogia liberal
Paradigma é a definição de um modelo ou padrões compartilhados que permitem a explicação de aspectos da realidade. É o consenso para explicar os acontecimentos, responder aos questionamentos da época e definir os modos de agir das pessoas. No campo da educação, a expressão mudança de paradigma tem sido usada com muita frequência para designar as mudanças ocorridas no modo de pensar tradicional em comparação com um novo modo de se conceber a ação educativa.
Marque, a seguir, a alternativa que corresponde ao paradigma educacional emergente.
O conhecimento é apresentado de forma fragmentada.
A avaliação é quantitativa e as notas funcionam como níveis de aquisição do patrimônio cultural.
O professor traz o conteúdo pronto e o aluno limita-se passivamente a escutá-lo.
A aprendizagem deve ser significativa, agradável, criativa, crítica e proporcionar ao educando a autonomia intelectual, social e cidadã.
A aprendizagem e o conhecimento visam a um resultado cumulativo por meio de transmissões de ideias e memorizações.
Victor Valla (1996) afirma que a nossa dificuldade de compreender o que os membros das chamadas classes subalternas estão nos dizendo, está relacionado mais com nossa postura do que com questões técnicas como, por exemplo, linguísticas. Refere-se à nossa dificuldade em aceitar que as pessoas “humildes, pobres, moradoras da periferia” são capazes de produzir conhecimento, são capazes de organizar e sistematizar pensamentos sobre a sociedade, e dessa forma, fazer uma interpretação que contribui para a avaliação que nós fazemos da mesma sociedade.
A partir do texto, é possível compreender que o autor traz a noção de que:
Ocorre, na fala das classe subalternas, uma tendência à não compreensão do conhecimento tido como científico.
Existe a tentativa da ciência, de tornar como conhecimento científico, o conhecimento popular.
Existe uma crise de interpretação do sujeito em relação ao objeto de conhecimento, que podem ser outros sujeitos, ou ainda, a própria realidade desses sujeitos.
Tem razão a comunidade científica, ao afirmar que a sociedade, em geral, não é produtora de conhecimento.
Ocorre, na verdade, a universalização do conhecimento, ou seja, o conhecimento científico não pode ser considerado como conhecimento válido.
O ser humano é possuidor de uma natureza biológica, que, em contato com o meio social, possibilita a ele aprender a agir, a estabelecer relações com os outros, adquirir cultura e incorporar os modos de ser de uma sociedade.
Essas construções do ser, como humano, foram possíveis, ao longo do tempo, a partir do momento em que:
O ser humano desenvolveu a linguagem escrita como forma de comunicação.
O ser humano sentiu a razão de viver.
O ser humano despertou sua consciência de estar e ser no mundo.
O ser humano percebeu a necessidade de estabelecer relações.
O ser humano descobriu sua capacidade de inventar o fogo.
“Os seres humanos têm uma enorme capacidade de inventar sobre todos os quadrantes da Terra uma variedade enorme de habitações e ensaiar no espaço sem ar e sem gravidade, as primeiras moradias fora da Terra”.
(BRANDÃO; ABREU-BERNARDES, 2010, p. 209).
A partir da análise do pequeno texto acima, é possível entender que:
I) O ser humano é a única espécie que transforma o mundo de maneira intencional, e a essa transformação dá-se o nome de cultura.
II) A cultura representa também o processo do trabalho e os produtos do trabalho, na transformação da natureza dada em um mundo intencionalmente criado.
III) O mais importante trabalho da cultura é aquele que os seres humanos realizam sobre eles mesmos.
IV) A cultura, criada pelo ser humano, depende dos símbolos, pois a comunicação humana é baseada na simbolização.
V) A comunicação, que permite a criação e a recriação da cultura, mantendo-a viva, seja por qual linguagem se dê, sempre exigirá interpretação.
São corretas as assertivas:
O conhecimento é apresentado de forma fragmentada.
A avaliação é quantitativa e as notas funcionam como níveis de aquisição do patrimônio cultural.
O professor traz o conteúdo pronto e o aluno limita-se passivamente a escutá-lo.
A aprendizagem deve ser significativa, agradável, criativa, crítica e proporcionar ao educando a autonomia intelectual, social e cidadã.
A aprendizagem e o conhecimento visam a um resultado cumulativo por meio de transmissões de ideias e memorizações.
Victor Valla (1996) afirma que a nossa dificuldade de compreender o que os membros das chamadas classes subalternas estão nos dizendo, está relacionado mais com nossa postura do que com questões técnicas como, por exemplo, linguísticas. Refere-se à nossa dificuldade em aceitar que as pessoas “humildes, pobres, moradoras da periferia” são capazes de produzir conhecimento, são capazes de organizar e sistematizar pensamentos sobre a sociedade, e dessa forma, fazer uma interpretação que contribui para a avaliação que nós fazemos da mesma sociedade.
A partir do texto, é possível compreender que o autor traz a noção de que:
Ocorre, na fala das classe subalternas, uma tendência à não compreensão do conhecimento tido como científico.
Existe a tentativa da ciência, de tornar como conhecimento científico, o conhecimento popular.
Existe uma crise de interpretação do sujeito em relação ao objeto de conhecimento, que podem ser outros sujeitos, ou ainda, a própria realidade desses sujeitos.
Tem razão a comunidade científica, ao afirmar que a sociedade, em geral, não é produtora de conhecimento.
Ocorre, na verdade, a universalização do conhecimento, ou seja, o conhecimento científico não pode ser considerado como conhecimento válido.
O ser humano é possuidor de uma natureza biológica, que, em contato com o meio social, possibilita a ele aprender a agir, a estabelecer relações com os outros, adquirir cultura e incorporar os modos de ser de uma sociedade.
Essas construções do ser, como humano, foram possíveis, ao longo do tempo, a partir do momento em que:
O ser humano desenvolveu a linguagem escrita como forma de comunicação.
O ser humano sentiu a razão de viver.
O ser humano despertou sua consciência de estar e ser no mundo.
O ser humano percebeu a necessidade de estabelecer relações.
O ser humano descobriu sua capacidade de inventar o fogo.
“Os seres humanos têm uma enorme capacidade de inventar sobre todos os quadrantes da Terra uma variedade enorme de habitações e ensaiar no espaço sem ar e sem gravidade, as primeiras moradias fora da Terra”.
(BRANDÃO; ABREU-BERNARDES, 2010, p. 209).
A partir da análise do pequeno texto acima, é possível entender que:
I) O ser humano é a única espécie que transforma o mundo de maneira intencional, e a essa transformação dá-se o nome de cultura.
II) A cultura representa também o processo do trabalho e os produtos do trabalho, na transformação da natureza dada em um mundo intencionalmente criado.
III) O mais importante trabalho da cultura é aquele que os seres humanos realizam sobre eles mesmos.
IV) A cultura, criada pelo ser humano, depende dos símbolos, pois a comunicação humana é baseada na simbolização.
V) A comunicação, que permite a criação e a recriação da cultura, mantendo-a viva, seja por qual linguagem se dê, sempre exigirá interpretação.
São corretas as assertivas:
Ocorre, na fala das classe subalternas, uma tendência à não compreensão do conhecimento tido como científico.
Existe a tentativa da ciência, de tornar como conhecimento científico, o conhecimento popular.
Existe uma crise de interpretação do sujeito em relação ao objeto de conhecimento, que podem ser outros sujeitos, ou ainda, a própria realidade desses sujeitos.
Tem razão a comunidade científica, ao afirmar que a sociedade, em geral, não é produtora de conhecimento.
Ocorre, na verdade, a universalização do conhecimento, ou seja, o conhecimento científico não pode ser considerado como conhecimento válido.
O ser humano é possuidor de uma natureza biológica, que, em contato com o meio social, possibilita a ele aprender a agir, a estabelecer relações com os outros, adquirir cultura e incorporar os modos de ser de uma sociedade.
Essas construções do ser, como humano, foram possíveis, ao longo do tempo, a partir do momento em que:
O ser humano desenvolveu a linguagem escrita como forma de comunicação.
O ser humano sentiu a razão de viver.
O ser humano despertou sua consciência de estar e ser no mundo.
O ser humano percebeu a necessidade de estabelecer relações.
O ser humano descobriu sua capacidade de inventar o fogo.
“Os seres humanos têm uma enorme capacidade de inventar sobre todos os quadrantes da Terra uma variedade enorme de habitações e ensaiar no espaço sem ar e sem gravidade, as primeiras moradias fora da Terra”.
(BRANDÃO; ABREU-BERNARDES, 2010, p. 209).
A partir da análise do pequeno texto acima, é possível entender que:
I) O ser humano é a única espécie que transforma o mundo de maneira intencional, e a essa transformação dá-se o nome de cultura.
II) A cultura representa também o processo do trabalho e os produtos do trabalho, na transformação da natureza dada em um mundo intencionalmente criado.
III) O mais importante trabalho da cultura é aquele que os seres humanos realizam sobre eles mesmos.
IV) A cultura, criada pelo ser humano, depende dos símbolos, pois a comunicação humana é baseada na simbolização.
V) A comunicação, que permite a criação e a recriação da cultura, mantendo-a viva, seja por qual linguagem se dê, sempre exigirá interpretação.
São corretas as assertivas:
O ser humano desenvolveu a linguagem escrita como forma de comunicação.
O ser humano sentiu a razão de viver.
O ser humano despertou sua consciência de estar e ser no mundo.
O ser humano percebeu a necessidade de estabelecer relações.
O ser humano descobriu sua capacidade de inventar o fogo.